top of page

Santiago: o Apóstolo, o Peregrino, o Mata-Mouros.


Artur Filipe dos Santos - Iconografia de Santiago

Quando se estuda o mito jacobeo e sobretudo a iconografia do Apóstolo Santo, deparamo-nos desde logo com três imagens distintas da tradição à volta do culto a Santiago, intrinsecamente ligadas entre si pelo “fio” religioso.

A imagem de Apóstolo é a mais antiga e a mais profunda no que à vertente teológica diz respeito mas é provavelmente a sua imagem como Peregrino aquela que é mais querida por todos os que veneram o discípulo de Jesus mandado martirizar por Herodes Agripa e cujos ícones identificativos da vieira, do bordão, da cabaça e do chapéu de aba larga estão na génese da proliferação por toda a Europa dos Caminhos de Santiago (Património da Humanidade), rumo a Compostela, onde repousa, lá longe, perto do “Fim da Terra”, na antiga Galécia romana, hoje Galiza de Espanha. A versão de Santiago Guerreiro ou “Mata-Mouros” é, nos dias de hoje, a menos consensual, ao ponto da imagem que se encontra no cimo do altar barroco da Catedral estar sempre coberto de flores, para que não se vislumbre as cabeças decepadas dos soldados mouros. Contudo, as três “versões” do Apóstolo Santiago lembram-nos a história de um grande homem, que pregou a palavra de uma personalidade ímpar no caminho da Humanidade que foi Jesus Cristo. Religiões à parte, devemos sempre exultar a memória de todos os que servem de inspiração para a edificação de mundo melhor. Feliz Dia de Santiago, Feliz Dia del Apóstol Santiago, Happy Saint Jacob’s Day. #25dejulho, #santiagodecompostela #santiagoapostol #caminhodesantiago #caminodesantiago.

Permitido a transcrição completa e parcial deste artigo con a seguinte cita Santos, Artur Filipe. “Santiago: o apóstolo, o peregrino, o mata-mouros”. Porto, 25 de Julho de 2016. Disponivel em https://goo.gl/3f12H8. Acedido a…)

bottom of page