Oriundo de uma família desde sempre ligada ao fenómeno da comunicação e à educação (neto do fotógrafo André Pereira dos Santos, e bisneto do escultor e docente universitário da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto Bento Cândido da Silva, autor de conhecidas obras como o busto do comandante dos bombeiros voluntários do Porto Guilherme Gomes Fernandes e o monumento ao Comércio, Industria e Agricultura, que se encontra no topo da porta sul do Mercado do Bolhão, no Porto), o Professor Artur Filipe dos Santos cedo desenhou os rascunhos da sua vida, entre três paixões: comunicação, docência e património.
Participando desde jovem em vários jornais e rádios escolares, Artur Filipe dos Santos ingressou no curso de Comunicação Social, na Escola Superior de Jornalismo, do Porto, onde teve como mestres alguns dos maiores vultos da comunicação, da literatura e da investigação, como Milan Rados, Richard Zimmler, Helena Lima, António Oliveira, Mário Cláudio, Carlos Magno, o filósofo André Veríssimo, entre outros.
Ainda na faculdade ingressa em meios de comunicação social (Jornal da Maia, O Primeiro de Janeiro, Jornal Últimas Notícias) para obter experiência e currículo, exercendo mesmo funções de responsável editorial.
Findo o seu curso, em 2002, Artur Santos ingressa no Jornal A Bola, que abandona em 2010, e na TV Galiza onde foi correspondente e adido cultural em Portugal.
Menos activo na Comunicação Social, participando apenas como colunista, Artur Filipe Santos desenvolve as actividades de docente e investigador em várias instituições: Universidade Sénior Contemporânea (onde exerce inclusive as funções de Director Académico), na Universidade de Vigo, Universidade de Westminster, lecionando e fazendo pesquisa em matérias relacionadas com as Ciências Sociais, mais concretamente Jornalismo, Ciências da Comunicação, Publicidade, Relações Públicas, Protocolo e Cerimonial, Vexilologia, Comunicação e Património, sendo presença constante como orador e moderador em congressos, jornadas , conferências e colóquios relacionados com as ciências sociais, a comunicação e Património Mundial da UNESCO, o Protocolo e Cerimonial.
Atualmente é coordenador e docente da licenciatura de Comunicação e Digital no ISLA-Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, docente do CTesP de Comunicação Digital da mesma instituição, docente da licenciatura de Comunicação Aplicada na Universidade Lusófona do Porto, co-coordenador do Curso Internacional "Uma Viagem Histórica pelos Caminhos de Santiago", membro da Academia Internacional de Protocolo e Cerimonial. Como fundador, exerce a função de diretor académico e docente na Universidade Sénior Contemporânea do Porto.
Desenvolve investigação, sobretudo em Comunicação e Divulgação do Património, é membro do Centro de Investigação do ISLA-Instituto Politécnico do Gestão e Tecnologia, grupo de Investigação em Comunicação da Universidade de Vigo (ICOM-X1) e do grupo de Investigação em Comunicação e Turismo, Universidade de Westminster, Reino Unido.
É membro da Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação membro da Sociedad de Estudios Institucionales e membro da direção do OIDECOM-Observatório Iberomaericano de Desenvolvimento e Estudo da Comunicação.
Como investigador e divulgador do Património Cultural Edificado, Património Religioso e Património Imaterial com especial para os Caminhos Portugueses a Santiago de Compostela, é membro do ICOMOS - International Council on Monuments and Sites desde 2020.
Divulgador do património, colabora como cronista na revista Draft World Magazine, e na Medium Magazine publicando artigos relacionados com o património cultural, realizando visitas de autor para a Gbliss-Follow your Bliss, Tryvel e Caminhos e Conexões.
Divulgador dos Caminhos de Peregrinação Portugueses a Santiago de Compostela, em 2024 editou o livro "Bom Caminho, Património Cultural e Paisagístico dos Caminhos Portugueses a Santiago de Compostela, o Caminho Central", publicado pela editora Alma Letra (ISBN: 977-989-140-17-2). Como peregrino e divulgadores dos Caminhos de Santiago, atua membro da FICS-Fraternidad Internacional del Camino de Santiago, é confrade da Archicofradía Universal del Apóstol Santiago, colabora ativamente com a AEJ-Associação Espaços Jacobeus.
Melómano compulsivo, atua como executor de gaita-de-fole no grupo de gaitas da Escola de Música Tradicional da Ponte Velha, Santo Tirso.
INTERESSES EM PESQUISAS
Comunicação e Património
Docencia, investigação e consultoria relacionada com a divulgação e gestão da comunicação para o património cultural e património cultural imaterial
Protocolo Universitário, de Estado, Privado
Investigação e consultoria relacionada com as várias disciplinas do Protocolo: Protocolo Universitário, Diplomático, Privado, Protocolo e Cerimonial. Prtocolo dos Vinhos. Vexilologia (estudo da representação e utilização das bandeiras nacionais)
Caminhos de Santiago
História, tradição, património cultural e natural nas milenares rotas de peregrinação a Santiago de Compostela, conhecidas como os Caminhos de Santiago. Clique aqui para consultar os temas de palestras já realizadas
EDUCAÇÃO
2007 - 2012
Universidade de Vigo
Doutoramento em Comunicação, Relações Públicas e Protocolo
2003 - 2007
Universidade de Vigo
Mestrado em Comunicação e Relações Públicas
1998 - 2001
Escola Superior de Jornalismo do Porto
Licenciatura em Comunicação Social
Geronotologia Educativa
Formação de professorese formadores em Educação para Adultos na vertente para a gerontoeducação