top of page

O Caminho acaba onde acaba a Terra


artur filipe dos santos no cabo finisterra quilómetro 0 do caminho de santiago

O Fim da Terra guarda o quilómetro “0” Caminho de Santiago. Desde tempos recuados até ao fundo da Idade dos Metais (Bronze e Ferro), que o Homem peregrina até às margens da Costa da Morte, na Galiza, para, junto do tormentoso cabo, assistir ao mergulhar do Sol nas águas atlantes, marcando o final de mais um dia, rezando aos deuses da natureza a oportunidade de viver o dia seguinte. O fim da terra e o imenso abismo por largos séculos foi imaginado neste local, que guardou e ainda conserva testemunhos de viandantes que celebravam (e ainda celebram) o início de um novo dia, de uma nova vida, queimando em jeito de oferenda as suas roupas, marcando desta forma a fronteira entre a terra e o mar, a vida passada e a nova vida que se deseja espiritualmente sã. Ultreia!

Nas fotos: junto ao marco do quilómetro “0” do Caminho de Santiago, junto à placa “Património Europeu” oferecida pelo Conselho da Europa e ainda estátua “Peregrino loitando contra vento” de Acuña Lopez, uma réplica menor da estátua origina eeste autor que se encontra em Cebreiro. #caminhodesantiago #cabofinisterre.

Permitido a transcrição completa e parcial deste artigo con a seguinte cita Santos, Artur Filipe. “O Caminho acaba onde acaba a Terra”. Porto, 28 de Julho de 2016. Disponivel em https://goo.gl/Kb3cyE. Acedido a…)

bottom of page