“O canto da Berenguela”
- Artur Filipe dos Santos
- 3 de mai. de 2015
- 1 min de leitura

Torre da Berenguela. Foto de Artur Filipe dos Santos
“Esta noite ha de arrolarteCo seu canto a BerenguelaE gardarán os teus soñosCatro xigantes de pedra”
Leilía, Mil camiños”
A Berenguela é a torre do relógio e o sino da mesma torre da Catedral de Santiago, que tem uma particularidade muito especial: o relógio tem apenas um ponteiro, o sino da Berenguela, com o seu “canto” dá as horas, quartos e meias. Diz a lenda que em certas noites de “invernía”, o diabo faz tocar 13 em em vez de 12h, usufruindo de uma hora “mágica” para se divertir no mundo dos homens.
Concebida inicialmente para ser a torre de defesa da cidade de Compostela, esta torre, também chamada de torre do Relógio ou ainda da Trindade, começou a ser construída em 1316, sobre a responsabilidade do arcebispo Rdrigo de Padrón, com a obra a prosseguir no “mandato” do arcebispo Berenguel de Landória e terminada entre 1676 e 1680. De 75 metros de altura, viu ser-lhe colocado o relógio em 1833.
Os “catro xigantes de pedra” que a letra da canção fala, diz respeito às quatro torres da catedral que guarda o túmulo do Apóstolo, tumba que nem Almançor ousou profanar. O nome dos xigantes são: torre da Berenguela, torre de las Campanas, torre de la Carraca e a torre da cúpula
Comments