top of page
Buscar

Da Sé do Porto partem 3 itinerários do Caminho do Santiago rumo a Compostela

  • Foto do escritor: Artur Filipe dos Santos
    Artur Filipe dos Santos
  • 25 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura
O meu caminho de santiago - Artur Filipe dos Santos

Folheto informativo sobre os Caminhos de Santiago. Turismo da Câmara Municipal do Porto

Quem preferir iniciar o Caminho Português a partir da Sé Catedral do Porto, onde podem desde logo obter a Credencial de Peregrino assim como visitar um dos mais importantes templos românicos ibéricos, pode escolher três itinerários: O Caminho Português Central (ou Principal), o Caminho Português da Costa ou ainda o Caminho Português por Braga.

O Caminho Central e o da Costa seguem pela Catedral em direção às Flores, seguindo pela Cordoaria, Cedofeita, Rua Barão de Forrester, Ramada Alta e daí em direção ao Carvalhido para seguir rumo a Moreira da Maia. É nesta localidade que os dois itinerários se separam: o Caminho Central segue para Vilarinho, onde junto ao Mosteiro de S. Salvador de Vairão encontram o primeiro albergue depois de sair do Porto e daí em direção a Rates, Barcelos, Ponte de Lima e Valença; o Caminho da Costa –  que se desejarmos podemos também seguir do Porto para Matosinhos, onde junto ao Senhor do Padrão se encontra um posto de turismo (junto à praia) onde podemos carimbar a Credencial e daí para Leça da Palmeira –  segue para Vila do Conde e na Póvoa de Varzim encontram o primeiro albergue junto ao parque de campismo. Depois de deixar para trás as praias do mar poveiro, o caminho segue para Esposende, Viana do Castelo. Caminha e a partir daqui decidir se queremos seguir viagem ainda em território português rumo a Vila Nova de Cerveira e a Valença ou se continuamos pela costa já em teritório galego em direção a A Guarda, O Rosal, Oia, Baiona, Nigrám e Vigo para encontrar novamente o Caminho Português em Redondela.

Se falarmos do Caminho para Braga, este separa-se dos itinerários anteriores logo na Rua das Flores, já que invés de seguir para a Cordoaria sobe a Rua do Almada em direção à Praça da República, Igreja da Lapa, Rua Antero de Quental e viramos à direita em direção à Igreja de Paranhos e daí para a Asprela, onde vamos atravessar a Circunvalação para Águas Santas, Maia. Da Maia seguimos para São Romão do Coronado, Covelas, Lousado e em Famalicão encontramos albergues. Seguimos para S. Cosme, Lomar e finalmente Braga. Para rumarmos a Valença, caminhamos ou pedalamos (ou ainda cavalgamos) em direção a S. Frutuoso, Santiago de Atiães. Goães, Ponte de Lima, Arcozelo, Rubiães e finalmente Valença.

De referir que todos os itinerários se encontram muito bem sinalizados desde 2010 com as famosas “flechas amarillas” (obrigado caro Padre Elias Sampedro!) assim como sinalética já montada pelas autarquias ao longo das rotas.

Também podem encontrar no Posto de Turismo da Casa da Câmara (um edifício retangular em forma de torre), junto à Sé do Porto, brochuras muito completas sobre os Caminhos da Santiago criados pelos serviços competentes da Câmara Municipal, onde estão descritos os três itinerários, localização de albergues entres outras informações relevante.

Bom Caminho!

 
 
 

Comentarios


Copyright 2016 - Artur Filipe dos Santos - Artur Filipe dos Santos - Património, Comunicação e Protocolo

Todos os Direitos Reservados

Email: artursantos.com.pt@gmail.com

ICOM X1 - Universidade de Vigo

ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia

Universidade Sénior Contemporânea

Universidade Lusófona do Porto

ICOMOS-International Counsil of Monuments and Sites

Archicofradía Universal del Apóstol Santiago

Sociedad de Estudios Institucionales

OIDECOM - Observatório Iberoamericano

de Desenvolvimento e Estudo da Comunicação

Associação portuguesa de Profissionais de Marketing

  • Grey Instagram Ícone
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
bottom of page