Dia Mundial da Língua Portuguesa
A Universalidade da Língua celebra-se onde houver filhos de Afonso Henriques
Segundo os últimos dados estatísticos, são 273 milhões de falantes em todo o mundo que se expressam na língua “cantada” por Camões, Machado de Assis, Pessoa ou Pepetela. O “português” é a língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, região administrativa de Macau (em conjunto com o cantonês) e ainda podemos ouvir aquela que é a quinta língua mais falada no mundo em outras paragens como Goa, Damão e Diu, ilha das Flores (Indonésia), no Sri Lanka, ou em palavras japonesas que identificam padres e copos (os nipónicos não tinham estas palavras na sua língua antes da chegada dos portugueses ao arquipélago do Sol-Nascente).
E se é a mais ouvida abaixo do Equador, é a terceira mais falada no mundo ocidental, razões suficientes para a UNESCO declarar um dia no ano para celebrar a universalidade da nossa língua. Desde 2019 que a cultura universal celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, mais concretamente a 5 de Maio.
Mas qual o significado da data e a sua simbologia? A data, 5 de maio, não se encontra associada a qualquer escritor ou obra editada, mas sim ao facto de ser neste dia que Cabo Verde presta homenagem a esta língua latina. A 20 de julho de 2009, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), à época presidida (em rotatividade) por Cabo Verde, instituiu como o dia fundamental da exaltação de uma das línguas mais importantes do continente africano precisamente no dia 5 de maio.
Estava dado o mote para a consagração universal, que viria a realizar-se dez anos depois, em 2019, quando a 25 de novembro, a assembleia-geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), reunida na sua sede em Paris, declara o mesmo dia 5 de maio como o Dia Internacional (ou Mundial) da Língua Portuguesa.
É um feito transcendental se pensarmos que a língua portuguesa não é uma das línguas oficiais desta organização das Nações Unidas, onde figuram o Inglês, Francês, Mandarim, Russo, Espanhol e, desde 1973, também o Árabe.
Num claro esforço de internacionalização da língua e dos autores portugueses, mas também da cultura que reforça os laços históricos de todas as paragens por onde andaram os “filhos” de D. Afonso Henriques, em 2021 vão-se realizar mais de 150 atividades espalhadas por 44 países, em formato misto (presencial e online) devido aos constrangimentos globais provados pela pandemia da COVID-19, celebrando, pelo segundo ano consecutivo, o legado de autores como Florbela Espanca, Cesária Évora, Juvenal Cabral ou Tom Jobim.
Artigo do Prof. Artur Filipe dos Santos publicado originalmente na revista Draft World Magazine
Dos Santos, Artur Filipe (2021). Dia Mundial da Língua Portuguesa. Disponível em https://www.draft-worldmagazine.com/post/dia-mundial-da-lingua-portuguesa
Comments