top of page
Buscar

FUNERAL DO PRÍNCIPE PHILIP DESENCADEIA PROTOCOLO “FORTH BRIDGE

  • Foto do escritor: Artur Filipe dos Santos
    Artur Filipe dos Santos
  • 8 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Texto originalmente publicado no blogue Politics and Flags, disponível em https://politicsandflags.wordpress.com/2021/04/10/funeral-do-principe-philip-desencadeia-protocolo-forth-bridge/


Ponte Forth, Escócia, a poucos quilómetros da capital caledónica, marco da arquitetura do ferro, um dos expoentes da revolução industrial britânica, inaugurada em 1890 e classificada como Património da Humanidade em 2015.

Mas o que esta ponte tem a ver com o protocolo que o falecimento de Philip Mountbatten, duque de Edimburgo, príncipe consorte da rainha Isabel II por mais de 73 anos l, desencadeou?

Não é segredo que as pontes sempre representaram uma passagem tanto física como mística: passagem para a outra vida, passagem (na perspectiva cristã) do pecado para a santidade entre muitas outras representações.

Existem inclusivamente pontes de forte carga simbólica que nos alude à herança cultural das antigas crenças celtas como a ponte de Carrbridge (também na Escócia), em que o homem transpõe a fronteira física terrena entra no mundo das “fairies” através da “low road” (temas para outro post), Tollymore (Inglaterra), a nossa ponte da Mizarela, no Gerês, ou as famosas pontes medievais no Caminho Francês de Santiago, como Puente La Reina.

Tornou-se habitual no protocolo de Estado britânico a criação de nomes de código para a preparação das exéquias de membros da Família Real com nomes de pontes desde o tempo da rainha Mãe (nome de código Tay Bridge, também na Esco, porque Elizabeth Bowes-Lyon era escocesa). Um nome de código que já era conhecido pelos funcionários da Coroa e do Governo Britânico 22 anos antes da morte da mãe de Isabel II, de forma que todos os colaboradores e altos membros fossem desde logo avisados do passamento antes que a notícia caísse na esfera pública.

E quando os mais altos dignitários do Reino Unido e da Commonwealth (mas também os corpos diretivos da BBC) receberem uma mensagem com a expressão “London Bridge is down” saberão que chegou ao fim o mais longo reinado da História. #protocolo #ReinoUnido #monarquia #monarchy #UK

 
 
 

Comments


Copyright 2016 - Artur Filipe dos Santos - Artur Filipe dos Santos - Património, Comunicação e Protocolo

Todos os Direitos Reservados

Email: artursantos.com.pt@gmail.com

ICOM X1 - Universidade de Vigo

ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia

Universidade Sénior Contemporânea

Universidade Lusófona do Porto

ICOMOS-International Counsil of Monuments and Sites

Archicofradía Universal del Apóstol Santiago

Sociedad de Estudios Institucionales

OIDECOM - Observatório Iberoamericano

de Desenvolvimento e Estudo da Comunicação

Associação portuguesa de Profissionais de Marketing

  • Grey Instagram Ícone
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
bottom of page