O Alto da Portela Grande, onde a Labruja quase alcança o céu
- Artur Filipe dos Santos
- 10 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

O Alto da Portela Grande representa o local onde a serra da Labruja atinge o seu ponto mais alto no que ao Caminho de Santiago diz respeito: 436 metros.

Da eira junto à antiga casa do guarda florestal avista-se, a sul Arcozelo, ainda no concelho de Ponte de Lima, e a norte Agualonga e Romarigães.

Da velha casa do guarda florestal resta a casa em si, uns arrumos toscos e uma cisterna de aproveitamento de água, onde se encontra uma bica na qual brota uma água fresca, livre de sulfitos e outros condimentos costumeiros da civilização pelo simples facto de se encontram no alto da serra, sem espaço para agricultura, mas com paisagem feita idealmente para a pastorícia.

A descer finalmente, depois de subida íngreme feita de pedregulhos, lama e muita incerteza no chão que pisávamos, seguimos para Águalonga, onde nos esperava uma paisagem tipicamente minhota, feita de solares e quintas, igrejas barrocas, capelas de vias sacras, cruzeiros e terreiros. E no final lá chegámos nós a Rubiães, ao albergue de peregrinos, para um longo e merecido descanso. Lá Longe, ultrapassada, a Labruja continua, desafiante mas transponível, assim queira o peregrino, na sua jornada rumo a Compostela.
Comments