O imaginário de Santiago no Mosteiro de S. Pedro de Ferreira
- Artur Filipe dos Santos
- 17 de mai. de 2015
- 1 min de leitura
(Permitida a transcrição total e parcial deste artigo, com a seguinte citação: Dos Santos, Artur Filipe. . Porto, 17 de Maio de 2015. Disponível em https://omeucaminhodesantiago.wordpress.com/2015/05/17/o-imaginario-de-santiago-no-mosteiro-de-s-pedro-de-ferreira/. Acesso em…)
Imagem de Santiago na igreja do Mosteiro de S. Pedro de Ferreira, com a mozeta a ostentar duas típicas vieiras
O Mosteiro de S. Pedro de Ferreira, em Paços de Ferreira é um dos mais importantes monumentos da Rota do Româncio do norte de Portugal.
Apesar de distar alguma distância do Caminho Português, que passa por Vilarinho (Vila do Conde) em direção a Barcelos, foram encontrados outros achados relativos à peregrinagem a Compostela, como a estátua de um cavaleiro que quis ser enterrado com as vestes de um peregrino e que se encontra no Museu Municipal e do Móvel de Paços de Ferreira, abdicando da sua espada e escudo e ainda pela presença de uma capela evocativa de Santiago.
São muitos os exemplos que se têm encontrado que atestam os múltiplos caminhos em direção a Santiago, sobretudo datados dos inícios da peregrinação. Os caminhos ditos oficiais começaram a ser mais utilizados desde que a Igrjea e os Reis patrocinaram a criação de equipamentos de apoio ao peregrino jacobeo, como albergues e hospitais.
É caso para se dizer que o Caminho de Santiago começava na porta de casa de cada peregrino.
Para conhecer um pouco mais sobre o Mosteiro de S. Pedro de Ferreira, consulte este documento da “Rota do Românico” em http://www.rotadoromanico.com/SiteCollectionDocuments/Monumentos/Downloads/PT/Monografia/Mosteiro_de_Sao_Pedro_de_Ferreira.pdf
Comments