OS FOGOS DO APÓSTOLO
- Artur Filipe dos Santos
- 24 de jul. de 2016
- 1 min de leitura

Permitido a transcrição completa e parcial deste artigo con a seguinte cita Santos, Artur Filipe. “Os Fogos do Apóstolo”. Porto, 24 de Julho de 2016. Disponivel em https://goo.gl/4iSeFX. Acedido a…)
No 24 de Julho, véspera do dia do Apóstolo Santiago o Maior, a cidade galega de Compostela enche-se de luz e cor a partir das 23h, com um espetáculo pirotécnico e multimédia na Praça do Obradoiro, onde milhares de pessoas irão contemplar, virados para a fachada barroca da Catedral (da autoria de Casas Novoa) os tradicionais “Fogos do Apóstolo”. Esta festa que remonta ao séc. IX procura evocar as luzes que o erimita Paio vislumbrou sobre o Monte Libredon, local onde estaria o mausoléu com os restos mortais do Apóstolo Santiago e dos seus dois discípulos Teodoro e Atanasio. Existem documentos que referem a expressão “Fuegos del Apóstol” datada de 1545, quando pela primeira vez a praça do Obradouro é iluminada pela primeira vez com recurso a candeias.
O imaginário e as tradições festivas em honra a Santiago estão ainda muito presentes na cultural religiosa e popular de hoje, sendo responsáveis pela razão de tantos demandarem na atualidade os Caminhos de Santiago. Ultreia! #caminhodesantiago #caminodesantiago #santiagodecompostela #fuegosdelapostol2016
Commentaires