Que se passará no espírito do peregrino que espera diante de si por 800 km de “mil caminos”?
- Artur Filipe dos Santos
- 11 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
(Permitida a transcrição total e parcial deste artigo, com a seguinte citação: Dos Santos, Artur Filipe “. Porto, 11de Maio de 2015. Disponível em https://omeucaminhodesantiago.wordpress.com/2015/05/11/que-se-passara-no-espirito-do-peregrino-que-espera-diante-de-si-por-800-km-de-mil-caminos/ .Acesso em…

Que se passará no espírito do peregrino que espera diante de si por 800 km de “mil caminos”? Que pensará… quais as razões que o levarão a embarcar numa tal demanda?
O que motivou a que tantos percorressem, há mais de mil anos, carreiros, empedrados, montanhas e mesetas, vales e geiras, só para chegar a um povoado do lado de lá da “jangada” Ibérica?
O que esconde de tão mágico Santiago de Compostela? Porque é que o trilho das estrelas nos conduz ao túmulo do Apóstolo o que ganhamos nós com isso.
São passos e passos, pés magoados, pernas desenjeitadas, albergues de cama dura, fome à espera de ser combatida até à próxima etapa, sol muito sol, chuva e pouco abrigo.
Ultreia, que Compostela ainda está muito longe, mesmo ao ladinho do mar, que espera ver o fim da terra.
Que sonho é que este que me leva a percorrer o Caminho de Santiago?
Será que busco redenção, alimento espiritual, perdão pelo que ainda não fiz ou iluminação intelectual.
À luz do Apóstolo preparo agora o Caminho Francês, já depois de ter descoberto o Português e ter seguido as pisadas da Afonso II no Caminho Primitivo.
Daqui quatro anos, por esta hora e se Deus me deixar, estarei a chegar ao início de tudo, onde a magia começa, no Pirinéus Franceses, lá em Saint Jean Pied-de-Port, onde as estrelas apontam para ocidente. No dia seguinte, parto e em direção aos Pirinéus, em direção a Roncesvalles, já do lado de Navarra, completando assim a primeira etapa do Caminho Francês. Se tudo correr bem faltarão 31 dias até Compostela, lá onde descansa o Apóstolo.
Comments