top of page
Buscar

Urge preservar o Património (mas a culpa não é do Turismo)

  • Foto do escritor: Artur Filipe dos Santos
    Artur Filipe dos Santos
  • 6 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

(Permitido a transcrição completa e parcial deste artigo com a seguinte cita Santos, Artur Filipe. Urge Preservar o Património (mas a culpa não é do Turismo). Porto, 6 de julho de 2018. Disponível em https://goo.gl/CdnBBd. Acedido a…)

revista del camino de santiago

Ao ler um artigo da Revista del Camino de Santiago (que aconselho vivamente) deparei-me com um atentado ao património edificado “jacobeu” e veio-me à ideia escrever o seguinte ensaio:

A Europa vive um verdadeiro “boom” turístico. Aliado a tudo o que promove de bom, todos os dias ouvimos falar de exemplos menos abonatórios, que, na grande maioria das vezes, dizem respeito a atentados contra o Património Cultural.

Diga-se, a bom da verdade, que a culpa não é diretamente do turismo, já que não se deve prejudicar que sempre deu mostras de viver a industria como forma de crescer intelectualmente e de vivenciar experiências multiculturais que até à poucos anos era impensável, dado o nível de vida e as imposições dos estados face à circulação das pessoas.

O problema é mais fundo reside na base cultural “per si”: uma sociedade que vive apenas do flash imediato de uma selfie, uma passagem repentina por um lugar para impor um carimbo imaginário num mapa de conquistas vazias e sem qualquer proveito erudito ou experiência relevante, apenas com o pensamento no destino seguinte.

Tenho vivido, ao longo de ano que levo em em visitas de estudo que realizo, manifestações extraordinárias, não só dos meus alunos mas também de todos os que me ajudam na promoção do património, de apreço e defesa do legado que as gerações que nos antecederam nos deixaram. Mas também é verdade que tropeço de, quando em vez, e em exemplos de desprezo pela herança física e a imaterial.

Mas mais uma vez reforço que a culpa não deve ser imputada ao turismo, nem se deve alimentar essa “turismofobia” que tem vindo a proliferar, já que essa mesma atividade contribui diretamente para a preservação do património. Veja-se o caso da CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA: as obras de vulto realizadas na fachado do Obradoiro ou Pórtico da Glória, orçadas em quase 20 milhões de euros não seriam possíveis, a breve trecho, sem os milhares de turistas que, juntamente com os peregrinos do Caminho de Santiago, inundam todos os dias a morada final do Apóstolo Santo.

Este e outros tantos exemplos, aliados ao aumento do emprego, da própria divulgação de um ou outro património mais esquecido, o reavivar de tradições, entre outras manifestações benéficas do turismo.

Mas urge preservar o património reforçando nas estruturas educativas para a importância de defender os três exemplos de património: Natural, Cultural e e Imaterial. Mas, para ser sincero, tudo o que de menos bom a nossa sociedade vive hoje reside apenas numa diminuição de uma cultura de valores intrínsecos a uma sociedade que deve viver por um bem coletivo e esses valores devem sempre ser estimulados continuamente em três pilares essenciais numa sociedade: a família, as instituições de ensino e de cultura e nas organizações que compõem as várias estruturas coletivas desta mesma sociedade (Estado, empresas, associações, instituições desportivias, etc).

Para que “gatafunhos” como o que surge na foto da “Revista Del Camino de Santiago” sejam “limpos” de uma vez por todas.

 
 
 

Comentários


Copyright 2016 - Artur Filipe dos Santos - Artur Filipe dos Santos - Património, Comunicação e Protocolo

Todos os Direitos Reservados

Email: artursantos.com.pt@gmail.com

ICOM X1 - Universidade de Vigo

ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia

Universidade Sénior Contemporânea

Universidade Lusófona do Porto

ICOMOS-International Counsil of Monuments and Sites

Archicofradía Universal del Apóstol Santiago

Sociedad de Estudios Institucionales

OIDECOM - Observatório Iberoamericano

de Desenvolvimento e Estudo da Comunicação

Associação portuguesa de Profissionais de Marketing

  • Grey Instagram Ícone
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
bottom of page