top of page
Buscar

BEATO DE LIÉBANA: O MONGE MOÇÁRABE QUE INSPIROU O CULTO AO APÓSTOLO SANTIAGO

  • Foto do escritor: Artur Filipe dos Santos
    Artur Filipe dos Santos
  • 18 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

Permitido a transcrição completa e parcial deste artigo con a seguinte cita Santos, Artur Filipe. Beato de Liébana: O Monge Moçárabe que inspirou o culto ao Apóstolo Santiago. Porto, 18 de Janeiro de 2017. Disponivel em https://goo.gl/jRyBOR. Acedido a…)

Para todos os que estudam ou simplesmente se interessam pelos Caminhos de Santiago, a sua natureza histórica, cultural e religiosa tem sempre presente o ano de 813 (ou o período temporal compreendido entre 820-830) da nossa era e a figura do eremita Paio como o “achador” da tumba do Apóstolo Santiago o Maior e os seus dois discípulos, Teodoro e Atanásio, num pequeno mausoléu, no Monte Libredón e que mais tarde ficaria conhecida como Santiago de Compostela.

artur-filipe-dos-santos-beato-de-liebana-codice-do-mosteiro-de-san-andres-o-meu-caminho-de-santiago

Beato de Liébana – Códice do Mosteiro de San Andrés, Palencia

Mas cerca de 40 anos um monge moçárabe (eram considerados moçárabes os cristão ibéricos que viviam debaixo da alçada do poder muçulmano do Al-Andaluz e que podiam livremente prestar culto a troco de um imposto) originário possivelmente da Cantábria, nas Astúrias, de seu nome Bato de Liébana, também conhecido por Sán Beato.

A esta figura são-lhe reportadas a criação de documentos essenciais da Alta Idade Média Peninsular e que introduzem o culto do Apóstolo Santiago no norte peninsular, inclusivamente como evangelizador e patrono das Espanhas num período em que os povos cristão careciam de referenciais, padecendo do jugo árabe face ao avanço da reconquista.

A mais importante obra deste clérigo é um conjunto de comentários ao capítulo da Bíblia referente ao Apocalipse de São João, datado de 776, onde aborda a teoria dos evangelizadores dispersos pelo mundo como o Apóstolo S. Pedro, apresentando pela primeira vez Santiago o Maior como o pregador da palavra de Cristo na Península Ibérica.

Mas para os estudiosos do mito jacobeo é a obra “Dei Verbum” a mais estudada por ser um hino litúrgico onde Beato de Liebána (presumível autor deste texto, possivelmente datado entre os anos de 783 a 788) e que inaugura a imagem do Apóstolo Santo como o Patrono das Espanhas:

artur-filipe-dos-santos-beato-de-liebana-o-dei-verbum-o-meu-caminho-de-santiago

O Dei Verbum, primeiro hino litúrgico ao patrono das Espanhas, Santiago o Maior

“Oh, muy digno y muy santo Apóstol ,dorada cabeza refulgente de Hispania,

defensor poderoso y patrón especialísimoasiste piadoso a la grey que te ha sido encomendada”

Muitos medievalistas são da opinião que este texto, alvo de grande dispersão pelas terras do reino astur, no tempo do rei Mauregato, terá inspirado o bispo Teodomiro, de Iria Flavia (actual diocese de Padrón, por onde passa o Caminho Português) a abraçar a hipótese do mausoléu encontrado pelo eremita Paio ser a tumba do Apóstolo, exultando o rei Afonso II (o Casto) a abraçar o culto a Santiago e a “inaugurar” a peregrinação até terras de Compostela.

Ultreya!

 
 
 

Comments


Copyright 2016 - Artur Filipe dos Santos - Artur Filipe dos Santos - Património, Comunicação e Protocolo

Todos os Direitos Reservados

Email: artursantos.com.pt@gmail.com

ICOM X1 - Universidade de Vigo

ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia

Universidade Sénior Contemporânea

Universidade Lusófona do Porto

ICOMOS-International Counsil of Monuments and Sites

Archicofradía Universal del Apóstol Santiago

Sociedad de Estudios Institucionales

OIDECOM - Observatório Iberoamericano

de Desenvolvimento e Estudo da Comunicação

Associação portuguesa de Profissionais de Marketing

  • Grey Instagram Ícone
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
bottom of page